Caros educadores, líderes comunitários e empreendedores sociais que buscam, continuamente, novas práticas capazes de promover a melhoria social em seu bairro, em sua cidade e em seu país.

É possível promover em uma única iniciativa social a inclusão digital de idosos, a formação de jovens voluntários e um encontro enriquecedor entre estas duas gerações aparentemente tão distantes?
A ONG Associação Cidade Escola Aprendiz descobriu que sim.

Criado e desenvolvido nos últimos sete anos nos laboratórios de educação comunitária do Aprendiz em São Paulo, o Programa Oldnet propõe a convivência entre jovens e idosos, mediados pela tecnologia em oficinas nas quais os jovens compartilham seus conhecimentos em informática com pessoas de idade, ensinando-as a utilizar o computador e a navegar na internet.

O Programa Oldnet foi escolhido pela AMD como iniciativa modelo de inclusão digital de idosos no mundo.

Com o aumento considerável da expectativa de vida da população mundial, torna-se fundamental criar e difundir programas que estimulem a inserção de pessoas de idade na sociedade da informação. A proposta humanista do programa contextualiza a tecnologia dentro de uma nova perspectiva, pondo-a a serviço das pessoas e dos seus relacionamentos. 

Promover a inclusão digital do idoso é também promover sua integração social. Com o domínio do universo tecnológico, as distâncias são encurtadas através do correio eletrônico, viagens virtuais são feitas, e ainda é possível ler jornais do mundo inteiro, o que significa aumentar a rede de contatos e atualizar-se.

 Por outro lado, fazer com que o jovem atue voluntariamente como professor ajuda em seu processo de amadurecimento, desenvolvendo um senso de responsabilidade, flexibilidade e maior capacidade de participação social.

A metodologia do Programa Oldnet aqui apresentada é o resultado de uma construção coletiva integrando pontos de vistas e saberes de idealizadores, coordenadores, educadores, jovens, idosos e parceiros da iniciativa. Este grupo desenvolveu e produziu reflexões importantes, práticas e registros preciosos que foram reunidos e estruturados para atender a escolas, lares de idosos, empresas, universidades e tantos outros atores sociais dispostos a mobilizar esforços para criar novos espaços de ensino e aprendizagem em suas comunidades. 

Deixamos aqui um convite aos interessados em fazer acontecer uma ou várias oficinas do Programa Oldnet em sua comunidade. Informações necessárias à implementação do programa, sugestões de atividades em cada etapa, depoimentos em vídeo e quadros ilustrativos integram o conteúdo, que poderá ser ampliado e adaptado de acordo com a realidade e a cultura de cada local.

Esperamos que a experiência Oldnet inspire, auxilie e ampare todos aqueles que desejam construir novas oportunidades educativas visando integração do idoso à sociedade da informação, formação de jovens cidadãos e desenvolvimento social, econômico e sustentável para as gerações atuais e futuras.

Boa leitura e mãos à obra!